next up previous contents
Next: Equações Básicas da parte Up: U.M. Module Módulo da Previous: Contents

A Máquina Universal no EMTP

Os modelos de máquina universal no EMTP passaram a ser introduzidos no final da década de 70, e visavam o estudo de ressonância subsíncrona. Com isto o primeiro modelo implementado foi o modelo de máquina síncrona ( Fonte Tipo 59 - Máquina Síncrona ).

O módulo da máquina universal ( U.M. module ) foi introduzido no EMTP em meados da década de 80. Seu principal objetivo é poder representar vários tipos de má quinas elétricas sem a necessidade de se adicionar um modelo para cada tipo de máquina. A base deste modelo único é o modelo obtido através da teoria geral de máquinas. Atualmente este módulo comporta representação das seguintes má quinas:

As áreas de aplicação típicas do ``U.M. module'' vão desde de aplicações típicas de sistemas de potência como sincronização, perda de sincronismo, ressonância subsíncrona, até aplicações mais recentes da eletrônica de potência como é o caso dos acionamentos elétricos ou eletrônicos.

O diagrama de blocos que define o funcionamento do mó dulo da máquina universal no EMTP é apresentado na fig.1, nesta figura estão representadas também as interfaces com os sistemas de controle.

Figura 1



Antonio Carlos Siqueira de Lima
Thu Aug 28 08:43:22 EST 1997