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Estrutura dos dados do módulo da U.M.

Existem trê s classes de cartõ es para o mó dulo U.M. Sendo que cada uma dessas classes possui um ou mais cartõ es.

Classe 1 - sã o cartõ es com as especificaç õ es com relaç ã o a utilizaç ã o do mó dulo U.M.

Classe 2 - sã o cartõ es que terminam os dados da má quina, como por exemplo o nú mero de enrolamentos nos eixos d e q.

Classe 3 - sã o os dados dos enrolamentos

Os cartõ es da classe 2 podem ser considerados como uma tabela contendo os dados da má quina com relaç ã o a tensã o terminal ou o momento de iné rcia do rotor. Os cartõ es da classe 3 consistem nos dados dos enrolamentos.

Cartõ es da Classe 1

Sã o dois cartõ es com dados pertinentes a todas má quinas a serem usadas

Cartã o 1A: Indica o pedido de uso do modelo de má quina universal

Cartã o 1B: Especificaç õ es gerais aplicadas a todas as má quinas

Dimensã o dos valores fí sicos ( real ou p.u. )

Modo de inicializaç ã o ( manual ou automá tica )

Mé todo de interface ( prediç ã o ou compensaç ã o )

BLANK CARD terminando especificaç õ es gerais do mó dulo U.M.

Cartõ es da Classe 2

Cartã o 2A :Tipo de Má quina Universal a ser usada

Nú mero de enrolamentos nos eixos d e q para o rotor

Dados da rede mecâ nica para a opç ã o de sistemas com uma só rede mecâ nica

Nome do nó da rede equivalente ao sistema mecâ nico onde é acoplado o conjugado do entreferro

Nú mero de pares de pó los

Margem de convergê ncia para a velocidade do rotor

Freqü ê ncia da má quina em regime permanente

Cartã o 2B :Valor inicial da velocidade mecâ nica ( omitido se utilizamos inicializaç ã o automá tica )

Dados da indutâ ncia de magnetizaç ã o de eixo direto

Cartã o 2C :Valor inicial da posiç ã o do rotor ( omitido quando há inicializaç ã o automá tica )

Indutâ ncia de magnetizaç ã o de eixo quadratura

Cartã o 2D :Omitido quando nã o há má quinas dividindo uma mesa rede mecâ nica

Os pró ximos dois cartõ es só serã o incluí dos quando se utilizar a INICIALIZAÇ Ã O AUTOMÁ TICA

Cartã o 2E :Valor inicial da amplitude e fase da tensã o terminal para o caso de má quina sí ncrona, valor inicial do escorregamento para o caso de motor de induç ã o

Cartã o 2F :Um cartã o para cada fonte tipo 14 adicional da rede mecâ nica a ser ajustada

Cartã o da Classe 3

Estes cartõ es podem ser organizados em trê s subgrupos, arranjados seqü encialmente contendo os dados dos enrolamentos do estator e do rotor

Cartã o 3A : Dados dos enrolamentos do estator ( ``power coils'' ), poderã o ser representadas má quinas cujo o estator possua até trê s fases.

Cartã o 3B : Dados dos enrolamentos de eixo direto. O primeiro cartã o deste subgrupo está associado ao circuito de excitaç ã o no caso da má quina sí ncrona.

Cartã o 3C : Dados dos enrolamentos de eixo quadratura.

Fontes de tensã o da TACS devem ser conectadas em sé rie com as bobinas.

BLANK CARD terminando todas as informaç õ es do mó dulo U.M.

Deve-se ainda fazer alguns comentá rios a estas instruç õ es.

A..U.M. type 1: Má quina Sí ncrona

.Estator trifá sico, e nú mero arbitrá rio de circuitos d e q. Algumas exceç õ es devem ser feitas com relaç ã o as resistê ncias e indutâ ncias de dispersã o dos enrolamentos de armadura:

.- Resistê ncia dos enrolamentos de armadura devem ser iguais.

- Indutâ ncias de dispersã o devem ser especificadas de acordo com o seguinte:

cartã o A: indutâ ncia de seqü ê ncia zero

cartã o B: indutâ ncia de eixo direto

cartã o C: indutâ ncia de eixo quadratura

B..U.M. type 3: Má quina de Induç ã o

Estator trifá sico, nú mero arbitrá rio de circuitos de excitaç ã o, com as mesmas ressalvas que aquelas usadas para a má quina sí ncrona.

C..U.M. type 4: Má quina de induç ã o com rotor bobinado

deve-se deixar em branco os campos do CARTÃ O 2A especificando o nú mero de enrolamentos no lado do rotor


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Antonio Carlos Siqueira de Lima
Thu Aug 28 08:43:22 EST 1997