Existem trê s classes de cartõ es para o mó dulo U.M. Sendo que cada uma dessas classes possui um ou mais cartõ es.
Classe 1 - sã o cartõ es com as especificaç õ es com relaç ã o a utilizaç ã o do mó dulo U.M.
Classe 2 - sã o cartõ es que terminam os dados da má quina, como por exemplo o nú mero de enrolamentos nos eixos d e q.
Classe 3 - sã o os dados dos enrolamentos
Os cartõ es da classe 2 podem ser considerados como uma tabela contendo os dados da má quina com relaç ã o a tensã o terminal ou o momento de iné rcia do rotor. Os cartõ es da classe 3 consistem nos dados dos enrolamentos.
Cartõ es da Classe 1
Sã o dois cartõ es com dados pertinentes a todas má quinas a serem usadas
Cartã o 1A: Indica o pedido de uso do modelo de má quina universal
Cartã o 1B: Especificaç õ es gerais aplicadas a todas as má quinas
Dimensã o dos valores fí sicos ( real ou p.u. )
Modo de inicializaç ã o ( manual ou automá tica )
Mé todo de interface ( prediç ã o ou compensaç ã o )
BLANK CARD terminando especificaç õ es gerais do mó dulo U.M.
Cartõ es da Classe 2
Cartã o 2A :Tipo de Má quina Universal a ser usada
Nú mero de enrolamentos nos eixos d e q para o rotor
Dados da rede mecâ nica para a opç ã o de sistemas com uma só rede mecâ nica
Nome do nó da rede equivalente ao sistema mecâ nico onde é acoplado o conjugado do entreferro
Nú mero de pares de pó los
Margem de convergê ncia para a velocidade do rotor
Freqü ê ncia da má quina em regime permanente
Cartã o 2B :Valor inicial da velocidade mecâ nica ( omitido se utilizamos inicializaç ã o automá tica )
Dados da indutâ ncia de magnetizaç ã o de eixo direto
Cartã o 2C :Valor inicial da posiç ã o do rotor ( omitido quando há inicializaç ã o automá tica )
Indutâ ncia de magnetizaç ã o de eixo quadratura
Cartã o 2D :Omitido quando nã o há má quinas dividindo uma mesa rede mecâ nica
Os pró ximos dois cartõ es só serã o incluí dos quando se utilizar a INICIALIZAÇ Ã O AUTOMÁ TICA
Cartã o 2E :Valor inicial da amplitude e fase da tensã o terminal para o caso de má quina sí ncrona, valor inicial do escorregamento para o caso de motor de induç ã o
Cartã o 2F :Um cartã o para cada fonte tipo 14 adicional da rede mecâ nica a ser ajustada
Cartã o da Classe 3
Estes cartõ es podem ser organizados em trê s subgrupos, arranjados seqü encialmente contendo os dados dos enrolamentos do estator e do rotor
Cartã o 3A : Dados dos enrolamentos do estator ( ``power coils'' ), poderã o ser representadas má quinas cujo o estator possua até trê s fases.
Cartã o 3B : Dados dos enrolamentos de eixo direto. O primeiro cartã o deste subgrupo está associado ao circuito de excitaç ã o no caso da má quina sí ncrona.
Cartã o 3C : Dados dos enrolamentos de eixo quadratura.
Fontes de tensã o da TACS devem ser conectadas em sé rie com as bobinas.
BLANK CARD terminando todas as informaç õ es do mó dulo U.M.
Deve-se ainda fazer alguns comentá rios a estas instruç õ es.
A..U.M. type 1: Má quina Sí ncrona
.Estator trifá sico, e nú mero arbitrá rio de circuitos d e q. Algumas exceç õ es devem ser feitas com relaç ã o as resistê ncias e indutâ ncias de dispersã o dos enrolamentos de armadura:
.- Resistê ncia dos enrolamentos de armadura devem ser iguais.
- Indutâ ncias de dispersã o devem ser especificadas de acordo com o seguinte:
cartã o A: indutâ ncia de seqü ê ncia zero
cartã o B: indutâ ncia de eixo direto
cartã o C: indutâ ncia de eixo quadratura
B..U.M. type 3: Má quina de Induç ã o
Estator trifá sico, nú mero arbitrá rio de circuitos de excitaç ã o, com as mesmas ressalvas que aquelas usadas para a má quina sí ncrona.
C..U.M. type 4: Má quina de induç ã o com rotor bobinado
deve-se deixar em branco os campos do CARTÃ O 2A especificando o nú mero de enrolamentos no lado do rotor