APLICAÇÕES
DE ACIONAMENTOS ELETRÔNICOS
Professor Responsável: Richard
Magdalena Stephan
Professores da Equipe: Walter
I. Suemitsu
Luís Guilherme Barbosa Rolim
Antônio Carlos Ferreira
Este estudo tem como principal objetivo
agregar as atividades de pesquisa em Acionamento Eletrônico, assim
como catalisar o potencial técnico disponível. No período
inicial de estudo, o projeto não apenas cumpriu este objetivo, como
comprova o crescimento da equipe com a inclusão dos professores
recém-doutores Luís Guilherme Barbosa Rolim e Antônio
Carlos Ferreira, como também permitiu ampliar os laços com
os Departamentos de Engenharia Mecânica da UFRJ e da UFF, e com o
Instituto de Física da UFRJ. Estes fatos motivaram um maior
esforço, fortalecendo o grupo, cuja estrutura foi definida a partir
da consolidação dos melhores resultados atingidos no período
anterior. Assim, o projeto está sub-divídido em 2 grandes
áreas de atuação:
Mancais Magnéticos.
Controle Avançado de Máquinas
Elétricas.
2.1 Controle de SR-Drives.
2.2 Controle de Motores de Indução
Utilizando DSP.
2.3 Acionamento em Instalações
Submarinas.
1.
Mancais Magnéticos:
Introdução:
>A continuidade da pesquisa em Mancais Magnéticos
prevê a construção de dois protótipos de motores
totalmente sem mancais mecânicos. No primeiro protótipo, o
mancal axial será por levitação supercondutora (Fig.1)
valendo-se de pastilhas de YBCO refrigeradas a Nitrogênio Líquido.
Este trabalho faz parte da pesquisa de doutorado de Domingos David. No
segundo protótipo, cuja construção será posterior,
o mancal axial será eletromagnético. Paralelamente, a supercondutividade
será explorada na construção de um protótipo
de veículo de tração linear, através de um
trabalho conjunto com o Instituto de Física da UFRJ, trabalho este
que foi submetido como projeto PADCT em Maio/98.
Fig 1. Motor sem
Mancais Mecânicos
Objetivos:
Este projeto tem como objetivos principais.
A construção e teste de
um motor-protótipo totalmente sem mancais mecânicos, com o
mancal axial supercondutor.
A construção e teste de um
motor-protótipo totalmente sem mancais mecânicos, com o mancal
axial eletromagnético.
A construção e teste de um
veículo-protótipo de tração linear com levitação
supercandutora (proposta de um projeto PADCT submetido em Maio/98)
Metodologia:
Os projetos serão desenvolvidos
partindo-se de uma modelagem analítica do sistema, seguida de montagens
experimentais e testes de laboratório, acompanhados de simulações
por programas de cálculo de campo por elementos finitos e simulações
do sistema mecânico. Em seguida serão implantadas melhorias
nos protótipos.
Atividades:
-
Projeto do sistema totalmente sem mancais
mecânicos e mancal axial supercondutor.
-
Contrução e testes do sistema
projetado no item anterior.
-
Desenvolvimento de um programa de simulação
combinando cálculo de campo e dinâmica de rotores para analisar
o protótipo acima. Comparação dos resultados.
-
Projeto do mancal axial eletromagnético.
-
Construção e testes do sistema
com mancal axial eletromagnético.
-
Projeto de veículo de tração
linear com levitação supercondutora.
-
Construção e testes do veículo
linear.
-
Propostas de melhorias nos mancais magnéticos.
2.
Controle Avançado de Máquinas Elétricas
2.1 Controle de SR-Drives com elevado
desempenho dinâmico e alta densidade de potência
Introdução:
Em um grande número de aplicações
de controle de movimento (motion control), requer-se uma resposta dinâmica
rápida e uma elevada densidade de potência. Em outras palavras,
o peso e o volume dos dispositivos (ex.: motores elétricos e conversores
estáticos) utilizados no sistema de acionamento devem ser os menores
possíveis, para este tipo de aplicação.
Com relação aos motores elétricos,
Lipo mostra a densidade de potência que pode ser incrementada, com
base no "principio de utilizar-se um conversor eletrônico de potência
para fornecer correntes com forma-de-onda otimizada, para ajustar-se à
forma-de-onda da força eletromotriz induzida no processo de conversão
de energia no interior da máquina". Este tipo de acionamento foi
batizado por ele de “máquina alimentada a conversor” (ou CFM,
abreviatura em inglês para converter- fed machine). Como exemplo
deste tipo de sistema de acionamento, pode-se citar os que utilizam motores
de relutância chaveados (ou SRM, abreviatura em inglês para
switched reluctance motor).
Por outro lado, é possível
conseguir-se uma elevação adicional da densidade de potência
de sistemas de acionamento através da redução do tamanho
dos conversores eletrônicos de potência utilizados no acionamento
das máquinas elétricas. Isto pode ser obtido com a
aplicação de técnicas de comutação suave.
Estas consistem, basicamente, em impedir que a tensão e a corrente
nos dispositivos semicondutores de potência, utilizados nos conversores,
apresentem simultaneamente valores elevados durante a comutação,
reduzindo assim a dissipação de energia na forma de calor
nestes dispositivos. Com isso, é possível reduzir-se o tamanho
dos elementos dissipadores de calor, responsáveis pela refrigeração
dos dispositivos semicondutores de potência, que, geralmente, representam
uma grande parcela do volume e do peso total de um conversor.
Quanto ao comportamento dinâmico
do sistema de acionamento, a aplicação de técnicas
de modelagem e controle avançadas, tais como modelagem e controle
fuzzy e neuro-fuzzy, possibilita o desenvolvimento de acíonamentos
de alto desempenho dinâmico, mas também com elevado grau de
robustês e com capacidade de adaptação ou aprendizagem.
Objetivos:
Neste projeto, propõe-se o estudo
de sistemas de acionamento de alta densidade de potência, envolvendo
motores CFM e conversores de comutação suave, focalizando
os seguintes aspectos:
-
determinação experimental da
densidade de potência e comparação com sistemas de
acionamento convencionais;
-
auto-sensoriamento da posição
e da velocidade;
-
aplicação de técnicas
de controle avançadas;
-
compatibilidade eletromagnética
Como ponto de partida tem-se a experiência
anteriormente adquirida com o projeto de pesquisa CNPq "Aplicações
de Acionamentos Eletrônicos" (Proc. CNPq 523524/96-0), no sub-projeto
"Controle de SR-Drives", que resultou em 2 trabalhos de mestrado desenvolvidos
sob a orientação de W.I. Suemitsu. Como experiência
anterior pode-se citar também o trabalho de doutorado desenvolvido
por L.G.B. Rolim, no escopo do projeto GTZ de cooperação
entre a UFRJ e a Technische Universität Berlin, que vigorou de 1991
a 1997. Em uma das teses de mestrado foi realizado um estudo de simulação
e implementação experimental de um acionamento com SRM e
um conversor tipo "Miller". Na outra tese foi desenvolvido e implementado
um sistema de controle fuzzy para o sistema estudado. Na tese de
Doutorado foi investigado, através de simulação e
validação experimental, um sistema de acionamento composto
por um SRM e um conversor de comutação suave ACRDCL (actively
clamped resonant DC link), num sistema batizado
de ACRDCL SR.
Dando sequência à linha dos
trabalhos desenvolvidos anteriormente, propõe-se o estudo dos acionamentos
com SRM, aperfeiçoando seu controle e fazendo uma comparação
detalhada com sistemas de acionamento convencionais com máquinas
de indução. Posteriormente, pretende-se estender esta análise
a outros tipos de CFM.
Metodologia:
Ao contrário dos acionamentos com
máquinas de indução, há para os acionamentos
com SRM um grande número de alternativas topológicas
para o conversor a ser utilizado. Além disso, há ainda várias
alternativas para implementação de técnicas de comutação
suave nestes mesmos conversores, que também resultam em variações
topológicas adicionais. Um estudo preliminar deve ser feita com
auxílio de simulações, permitindo selecionar as variantes
mais apropriadas. As topologias selecionadas devem então ser avaliadas
experimentalmente, com o intuito de comprovar a factibilidade e de analisar
as limitações térmicas e mecânicas.
Para que o esforço dispendido na
implementação dos sistemas de acionamento a serem estudados
seja minimizado, pretende-se construir um sistema de prototipagem rápida,
que seja flexível o bastante para permitir introduzir facilmente
alterações na topologia do conversor [5] e na estratégia
de controle utilizados no sistema de acionamento. A concepção
deste sistema de prototipagem rápida baseia-se na experiência
obtida com o desenvolvimento e utilização, ao longo dos últimos
cinco anos, do laboratório modular didático de eletrônica
de potência, no Departamento de Eletrotécnica (DEE), da Escola
de Engenharia da UFRJ (EE/UFRJ) [6], assim como na experiência obtida
com os desenvolvimentos dos protótipos em [2] e [4]. Neste sistema
de prototipagem rápida, far-se-á uso intensivo de dispositivos
lógicos programáveis (e.g. GALs, PLDs assíncronos,
FPGAs), microcontroladores e processadores digitais de sinais (DSPs).
Atividades:
-
Levantamento bibliográfico e estudo
do acionamento ACRDCL SR (simulação)
-
Especificação, projeto e construção
do sistema de prototipagem rápida (SPR) com DSP
-
testes preliminares
-
Implementação de um acionamento
SR completo (conversor hard-switching + controlador PI) no SPR
-
implementação do acionamento
ACRDCL SR no SPR
-
estudo e simulação de técnicas
de controle avançadas (modelagem fuzzy, controle neuro-fuzzy e auto-sensoriamento)
-
implementação de técnicas
de controle avançadas no SPR
-
documentação (redação
de relatórios técnicos, artigos, etc.)
2.2 Controle de Motores de Indução
Utilizando DSP
Introdução:
Pode-se dizer com segurança que
as técnicas de controle vetorial para motores CA estão definitivamente
integradas aos produtos comerciais. Existe claramente uma tendência
para o desenvolvimento de circuitos ASIC’s com o objetivo de tornar mais
compactos e confiáveis os controles para acionamentos eletrônicos
[2]. No entanto, estes circuitos não estão disponíveis
para qualquer usuário. Por outro lado, firmas como a Analog Devices
disponibilizam atualmente circuitos integrados para aplicações
abertas de Motion Control. Na UFRJ foi desenvolvido um trabalho
de mestrado com um destes circuitos, o ADMC 201. A tendência, com
as novas linhas 300 e 400, é que a integração seja
ainda maior. O objetivo deste sub-projeto consiste em aperfeiçoar
o trabalho anterior, aproveitando melhor as facilidades do ADMC 201 e preparando
espaço para projetos usando técnicas de controle avançado
e práticas de laboratório para ensino de graduação,
pós-graduação e extensão
Objetivos:
Implementar uma bancada de testes
de controle avançado de motores baseada em DSP’s.
Testar e comparar novos algoritmos de
controle de motores.
Metodologia:
Através de uma busca constante de
informação na literatura técnica, trabalhos de simulação,
montagens experimentais e comparação crítica dos resultados,
visa-se atingir uma maturidade tecnológica no tema, que abra oportunidades
para diversas aplicações.
Atividades:
-
Familiarização com o sistema
DSP-ADMC201.
-
Reconhecimento da bancada existente: sensores
(velocidade,posição,corrente), cargas, conversores eletrônicos.
-
Programação e testes de controle
de velocidade vetorial direto usando inversor VSI.
-
Testes experimentais e comparação
com os sistemas comerciais da YASKAWA e ABB.
-
Implementação de controle de
posição PID e testes experimentais.
-
Implementação do chaveamento
vetorial para o inversor VSI.
-
Implementação de uma carga com
característica programável, através do controle de
corrente do gerador usado como carga.
-
Implementação de um controle
Fuzzy de posição/velocidade para compensar variações
de temperatura ou torque.
-
Publicação de artigos e defesa
de teses/trabalhos finais.
2.3 Acionamentos em Instalações
Submarinas
Introdução:
O bombeamento de petróleo bruto e/ou
gás de poços submarinos (BCS-Bombeamento Centrífugo
Submerso) é uma aplicação de importante conteúdo
econômico e tecnológico. Os motores de indução
para este tipo de aplicação possuem projeto e fabricação
especial, onde sobressaem a dimensão axial, a estrutura segmentada
do rotor (estrutura multimassa) e o projeto térmico especial para
operação em condições extremas, portanto bastante
diferentes dos motores de indução para aplicações
industriais usuais. Por outro lado, o acionamento à velocidade variável,
ajustada conforme os requisitos do processo de explotação
de cada poço, através de cabos de vários quilômetros,
ligando o conversor eletrônico ao motor, merece um estudo especial
pois também foge das aplicações industriais comuns
( Fig.2).
Fig. 2 - Sistema de bombeamento centrífugo
submerso (BCS) de petróleo.
Objetivos:
Desenvolver um pacote de simulação,
com modelos refinados e validados, para representar os aspectos especiais
do bombeamento centrífugo submerso, no que diz respeito ao motor,
à transmissão de longa distância e aos conversores
eletrônicos utilizados. Esta ferramenta permitirá prever o
desempenho de futuros sistemas antes de sua aquisição e instalação,
representando uma grande economia no projeto, manutenção
e operação destes sistemas que devem dominar no futuro breve.
Metodologia:
Estudo dos modelos existentes no programa
EMTP, determinação das melhorias necessárias em função
das características especiais do motor, do comprimento dos condutores
e das frequências harmônicas presentes. Comparação
das simulações com possíveis medições
experimentais.
Atividades:
Seguindo o cronograma de atividades proposto
no projeto anterior, restam as seguintes etapas:
Estudo do comportamento dinâmico
da máquina quando acionada por conversores de frequência à
distância.
Implementação no programa
EMTP do novo modelo de máquina obtido.
Determinação dos parâmetros
do motor através de programa de cálculo de campo por elementos
finitos e comparação com os parâmetros
disponíveis.
-
Consolidação dos resultados.
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